
Dentisteria
Área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentam lesões de cárie, fracturas ou traumatismos, alterações de forma e cor. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido, restabelecendo a aparência natural dos dentes. Actualmente as resinas compostas (materiais da cor do dente) são o material estético de eleição para a restauração de dentes posteriores e anteriores.
Endodontia
Área da Medicina Dentária que estuda e trata as patologias da polpa dentária (vulgarmente conhecida como nervo), o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.
A endodontia ( conhecida por desvitalização) consiste na limpeza, modelação e preenchimento do canal dentário após a sua correcta desinfecção. É muitas vezes a única solução para salvar o dente, evitar a sua perda e outras complicações.

Periodontologia
É a área da Medicina Dentária que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva, dos tecidos e do osso que dá suporte e sustentação aos dentes.
As principais doenças dos tecidos periodontais são a gengivite e a periodontite, são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana que muitas vezes se transforma em tártaro. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de gengivite. Quando a gengivite não é tratada e o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado a doença avança para uma periodontite, que pode levar à destruição de todos os tecidos que suportam os dentes e consequentemente levar à perda dos dentes.
Estas duas doenças podem ser evitadas ou travadas com uma orientação de higiene oral direcionada para cada pessoa , com Destartarizações ( Limpeza) e ou Raspagem Radicular.
Branqueamento Dentário
É uma técnica não invasiva, sem desgastar nem lesar os dentes, que branqueia a superfície dentária. É um método excelente para obter um sorriso mais bonito. O processo de branqueamento dá-se através da acção de um gel que contém um princípio activo que promove um processo de oxidação dos pigmentos escuros dos dentes. O agente branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam o branqueamento.
O branqueamento dentário profissional é um ato médico que só pode ser realizado por profissionais de saúde oral.
Branqueamento no consultório
O médico coloca um gel directamente sobre a superfície dentária, este pode ser activado com uma luz. O procedimento demora cerca de 45 minutos. Os resultados são imediatos.
Branqueamento em casa (com moldeiras )
É realizado um molde para executar uma moldeira à medida da boca de cada paciente, que depois vai ser preenchida com um gel branqueador fornecido pelo Dentista, aplicada em casa pelo paciente por um determinado período de tempo definido pelo médico.
Existe também o branqueamento interno que é efectuado em dentes desvitalizados que com o tempo escureceram.

Ortodontia
A área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo, à prevenção, diagnóstico e correcção da má posição dos dentes e deformações maxilo-faciais.
A correcta e adequada posição dos dentes promove uma maior eficácia na mastigação, uma melhoria na estética e facilita a higiene oral, com consequente diminuição da incidência de cárie dentária e de problemas periodontais. Promove também uma maior auto estima aos pacientes. Existem vários tipos de aparelhos dentários para diferentes tipos de problemas e podem ser feitos de diversos matérias.

Prótese Dentária
Área da Medicina Dentária que visa a construção de uma prótese para a substituição de um ou mais dentes perdidos. Existem várias soluções, podem ser fixas ou removíveis, sobre dentes ou implantes.
Prótese Fixa
Consiste na substituição de um ou mais dentes perdidos por coroas ou pivots, fixos sobre a própria raiz nos casos em que os dentes danificados ainda apresentam raízes em boas condições, nestes casos as coroas são cimentadas às raízes.
Nos casos em que já não há dente nem raiz, podem se construir pontes fixas, onde os dentes adjacentes são previamente preparados e a ponte cimentada sobres estes.
Estas soluções são fixas, não podem ser removidas pelo paciente.

Prótese Removível
As próteses removíveis são substitutos de dentes perdidos que não ficam fixas na totalidade à sua boca, podendo ser removidas e recolocadas.
É a forma mais rápida e mais económica de substituir os dentes perdidos, permite dentro das suas limitações restabelecer a estética, mastigação e fonética. Podem ser de substituição de vários ou todos os dentes , e o material utilizado dependendo do caso, pode ser acrílicas ou esqueléticas.

Implantologia
É a área que se dedica à substituição dos dentes perdidos através de implantes dentários. Os implantes dentários são estruturas colocados diretamente no osso do maxilar ou da mandíbula para substituir as raízes de dentes perdidos. São uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, funcionam como pilares de suporte para coroas, pontes fixas ou próteses removíveis. Permite devolver a função estética e mastigatória da dentição.
